terça-feira, 23 de novembro de 2010

MARIA MADALENA MAGDAL-EDER

Nos escritos de Flávio Josefo, do século I, não existe nenhuma cidade chamada Magdala. Como sabemos ele estava a serviço de Roma e forneceu aos romanos informações detalhadas sobre a geografia e recursos disponiveis a Roma naquelas terras.A cidade que geralmente é apresentada por cidade natal de Madalena é "Migdal Nunnayah" Torre de peixes.

Alguns teoricos dizem que diz respeito a sua cidade de origem, porem outros,
dizem que é provavel que esta cidade não existia no tempo de Madalena, pelo
menos com este nome e sim foi criada posteriormente, após a guerra dos
judeus, ou recebeu o nome torre de peixes após este evento.

"A cidade hoje chamada Magdala, era chamada anteriormente, na época de Madalena, de Tariqueia nos tempos biblicos. Flávio Josefo, um historiador judeu, comteporaneo a Jesus, uma das maiores referencia na historia judaica da época de Jesus, no primeiro rascunho, do seu livro " guerra dos judeus" em aramaico, chama a cidade de Tariquéia , e qualquer outro documento anterior a 70dc, tambem a chama de Tariquéia não Magdala. Tariquéia foi destruida em 67dc, e a cidade que foi reconstruida no antigo sítio no litoral do mar da galileia passou a chamar-se "Magdala Nunnayah"
[expressão aramaica que significa torre de peixes].

Magdala viria da palavra hebraica Migdal, que significa "Torre". Sendo assim a expressão mais correta para Maria a Magdala, seria "Maria a Torre".O que teria haver chama-la de Torre?A esposa do rei Davi também foi chamada de Torre. Milcah, princesa da tribo de Benjamim, filha do primeiro rei hebreu Saul, e também a esposa de Davi, foi chamada de "torre de vigia", ou ao "praça forte", filha de Sion.

Maria, princesa da tribo de Benjamim, da casa de Betânia, prometida ao herdeiro de Davi, ambém teria sido chamada de "Torre/Migdal", a Magdala."Magdal-eder significa literalmente a "torre do rebanho," no sentido de um lugar elevado usado por um Pastor como um ponto de vantagem."Chamar Maria de Torre, seria a equivalente hebreu de chamar "Maria de grande".

Lendas francesas antigas registram que Maria "Magdal-eder exilada" [A torre do rebanho exilada] chegou num barco a costa de provence na Fança, junto com Marta e Lazarus.

madalenaesposa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário