Aproximando-se, disseram-lhe os discípulos: Por que lhes falas por parábolas? - Respondendo-lhes, disse ele: É porque, a vós outros, foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus; mas, a eles, isso não lhes foi dado (1). Porque, àquele que já tem, mais se lhe dará e ele ficará na abundância; àquele, entretanto, que não tem, mesmo o que tem se lhe tirará. - Falo-lhes por parábolas, porque, vendo, não vêem e, ouvindo, não escutam e não compreendem. -E neles se cumprirá a profecia de Isaías, que diz: Ouvireis com os vossos ouvidos e não escutareis; olhareis com os vossos olhos e não vereis. Porque, o coração deste povo se tornou pesado, e seus ouvidos se tornaram surdos e fecharam os olhos para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, para que seu coração não compreenda e para que, tendo-se convertido, eu não os cure. (S. MATEUS, cap. XIII, vv. 10 a 15.)
Ninguém acende uma candeia para pô-la debaixo do alqueire; põe-na, ao contrário, sobre o candeeiro, a fim de que ilumine a todos os que estão na casa. (S. MATEUS, cap. V, v.15.)
Ninguém depois de ter acendido uma candeia, a cubra com um vaso, ou a ponha debaixo da cama; põe-na sobre o candeeiro, a fim de que os que entrem vejam a luz; - pois nada há secreto que não haja de ser descoberto, nem nada oculto que não haja de ser conhecido e de aparecer publicamente. (S. LUCAS, cap. VIII, vv. 16 e 17.)
Jesus enviou seus doze apóstolos, depois de lhes haver dado as
instruções seguintes: Não procureis os gentios e não entreis nas cidades dos
samaritanos. - Ide, antes, em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel; - e,
nos lugares onde fordes, pregai, dizendo que o reino dos céus está próximo. (S.
MATEUS, cap. X, vv. 5 a 7.)
Estando Jesus à mesa, vieram aí ter muitos
publicanos e gente de má vida, que se puseram à mesa com Jesus e seus
discípulos; - o que fez que os fariseus, notando-o, disseram aos discípulos:
Como é que o vosso Mestre come com publicanos e pessoas de má vida? - Tendo-os
ouvido, disse-lhes Jesus: Não são os que gozam saúde que precisam de médico. (S.
MATEUS, cap. IX, vv. 10 a 12.)
No original francês falta o versículo 12 que aqui repomos.
A Editora da FEB, em 1948.
Nenhum comentário:
Postar um comentário