terça-feira, 12 de outubro de 2010

O CÓDIGO DE MICHELANGELO NA CAPELA SISTINA SOBRE O JUDAISMO

No coração do Vaticano, a Capela Sistina é o local de conclave onde todos os novos Papas são eleitos. É sem dúvida a capela mais sagrada no mundo Cristão, e atrai mais de 4 milhões de visitantes por ano. Maior parte conhece-a melhor pelos seus frescos magníficos pintados pelo grande artista do Renascimento, Michelangelo Buonarroti. No entanto, o que se manteve como um segredo pouco conhecido, é que nesta cidadela do Cristianismo jaze provavelmente o maior acto subversivo na história da arte.

Quase nenhum dos visitantes que entra na Capela Sistina se apercebe que estão diante de mensagens secretas embutidas por Michelangelo na sua artística obra-prima. Ficariam certamente surpreendidos por ficar a saber que, na Capela do próprio Papa, Michelangelo empregou mensagens secretas que defendem uma mudança revolucionária nas relações do Cristianismo com o Judaísmo, e que o próprio código está enraizado na tradição Judaica.

Michelangelo tornou-se um fascinado pelo Midrash e pela Kabbalah enquanto adolescente, estudando com tutores providenciados pelo seu protector, Lorenzo de’ Medici. Utilizando o seu conhecimento do Judaísmo e os seus símbolos místicos, mais tarde incorporou mensagens nas imagens pintadas, nas paredes da capela, perigosamente contrárias aos ensinamentos da Igreja. Desta forma, criticou o corrupto líder espiritual da altura, e condenou o fracasso da Igreja no reconhecimento da sua dívida às origens judaicas.

Expressado 500 anos antes da teologia contemporânea mais liberal de João Paulo II e do “Bom Papa”, João XXIII, a descoberta deste código secreto e visões heréticas poderiam ter custado a vida a Michelangelo.

Quem reclamou estas reivindicações primeiramente foi Roy Doliner, um docente judeu e estudante de ciências humanas que liderava excursões à Capela Sistina à cerca de uma década e na altura pareciam incríveis demais para serem verdadeiras. Só depois de partilhar com o Rabino Benjamim Blech a sua pesquisa diligente o convenceu da sua legitimidade.

O Rabino Blech escreveu em conjunto com Doliner o livro “The Sistine Secrets: Michelangelo’s Forbidden Messages in the Heart of the Vatican“, que foi editado [em inglês] este ano. Para delicia dos autores, o livro está já a começar a alterar a forma de interpretação de estudiosos do trabalho de Michelangelo, reluzindo vigorosos, e por vezes quentes debates.

“Da mesma maneira que o trabalho de Michelangelo na Capela de Sistina mudou o mundo da arte para sempre, este livro mudará também a forma de ver e, acima de tudo, compreender o trabalho de Michelangelo” disse Enrico Bruschini, Historiador de arte da Embaixada Americana em Roma e perito principal em Arte de Roma e do Vaticano.

Um verdadeiro homem do Renascimento, Michelangelo estava na filosofia tal como na arte; na teologia Cristã, bem como no misticismo Judaico. No entanto, aqueles que estudaram o seu trabalho no passado geralmente não estavam familiarizados com o largo corpo de conhecimento que o forjou enquanto artista. Maior parte dos estudiosos da Capela Sistina não eram bem versados em Judaísmo e Kabbalah; era impossível para eles decifrar na totalidade as alusões do artista. Combinando a bolsa de estudos das respectivas áreas dos autores, o docente e o rabino ortodoxo, conseguiram descortinar segredos à muito enterrados nos frescos de Michelangelo.

Desde o principio, Michelangelo tinha uma agenda pessoal diferente da do seu protector. Em 1508, sabemos que o Papa Julio II ordenou Michelangelo de voltar a engessar e pintar o tecto esmigalhado da Capela Sistina, um trabalho humilhador na altura para qualquer grande artista, em especial Michelangelo, que detestava pintar e vivia somente para esculpir. O Papa deu-lhe um desígnio simples, um plano padrão e banal de Jesus e Maria nos dois extremos do tecto, rodeado pelos Apóstolos e um design comum de formas geométricas no centro. O artista recusou, e lutou com o Papa que, doente e distraído, finalmente o deixou desenvolver o seu próprio plano.

Imaginem a surpresa do Papa e restantes quando, completado o projecto foi desvendado quatro anos e meio mais tarde. Noventa e cinco porcento da Capela foi adornada com herois e heroinas da Biblia Hebraica. O restante foi preenchido com sibilos pagãos e meninos nus.

Nos 1115 metros quadrados do maior fresco do mundo, não havia uma única figura Cristã. O único aceno aos Evangelhos – e uma das formas que Michelangelo conseguiu salvar a sua vida e trabalho – foi uma quase imperceptível serie de nomes dos antepassados judeus de Jesus que nem sequer aparecem em ordem cronológica. Porque queria Michelangelo desobedecer ao Papa desta forma?

Michelangelo tinha um intuito escondido: lembrar a Igreja que as suas raízes estavam baseadas na Torah dada ao povo Judeu. Esta perspicácia que inseriu ao longo do seu trabalho, está somente agora a receber a devida atenção no estudo contemporâneo. Está a aparecer também na imprensa popular. A revista “Time”, no artigo de 24 de Março (versão americana) que é dada capa “10 ideias que estão a mudar o mundo”, anotou que os estudiosos chamam agora a Re-Judaização de Jesus como a ideia mais poderosa no campo da religião.

Os frescos de Michelangelo enfatizam a universalidade de Deus e o parentesco de todo o género humano começando a narrativa pictórica com a história da Criação de Genesis, não com o nascimento de Jesus. A uma Igreja que orou “exclusionismo” e deu ênfase ao Amor Divino por um só número limitado das crianças dele, Michelangelo enfatizou tolerância de todas as fés, até mesmo os judeus menosprezados do seu tempo.

Um fresco que exemplifica esta ideia é o retrato de Aminadab, pai de Nachshon que aparece sobre a área elevada onde o Papa colocou o seu trono. Estudantes hebreus sabem que o significado do nome hebreu de Aminadab, “do meu povo, um príncipe.” Mas a Igreja interpreta "principe dos Judeus" para se referir diretamente a Jesus. Michelangelo posicionou Aminadab, "Principe dos Judeus"  como substituto para o próprio Jesus.

Esta é uma das figuras extremamente raras pintadas por Michelangelo sentado perfeitamente direito, olhando em frente, um sinal pelo artista que a figura é, realmente, notável. Além disso, um círculo amarelo luminoso, um anel de pano cosido sobre um artigo de vestuário aparece na parte superior do braço esquerdo de Aminadab. (Este detalhe não foi revelado para as audiências modernas até que os frescos fossem restabelecidos em 2001.) Este remendo exibe o distintivo de vergonha forçado nos judeus de Europa pelo Quarto Conselho de Lateran em 1215 e na Inquisição durante o Século XXV. Aqui, directamente em cima da cabeça do Papa, o Vigário de Cristo, Michelangelo estava a lembrar a Igreja que Jesus era um judeu. Ele condenava a mesma pelo tratamento vergonhoso para com os judeus, de quem nasceu Jesus.

Esta era uma declaração corajosa. As mensagens veladas dele foram pintadas no momento em que o Talmud e outros textos sagrados judaicos eram queimados por toda a Europa, a Inquisição operava em força total e o povo Judeu há pouco havia sido expulso de Espanha em 1492. Michelangelo teve a coragem para desafiar o tribunal papal, enquanto perguntava por via dos símbolos da sua pintura: “É assim que se trata a família de Nosso Senhor?”

O desprezo de Michelangelo pelo tratamento da Igreja para com os Judeus mais adiante foi insultar o próprio Papa com o gesto quase imperceptível de Aminadab. Quase escondido na sombra, este substituto para Jesus está subtilmente a fazer os com os dedos que apontam para baixo para a mesma mancha onde o pálio cerimonial ricamente bordado do Papa Julio haveria estado, por cima do trono papal.

De forma um pouco semelhante, num outro fresco colocado em cima do portal da capela original pelo qual Papa Julio entrou, Michelangelo descreve o profeta Zechariah com a própria face do papa.

No simbolísmo dos frescos da Capela Sistina, em vez de vergonha e perseguição, inclusão e reconhecimento do Favor Divino estão as qualidades que Michelangelo defende para o tratamento da Igreja para com os Judeus. Temos até uma indicação mais poderosa do filo-semitismo de Michelangelo no trabalho posterior dele, “O Último Julgamento.”

Nele, posa um anjo dourado cabeludo vestido em vermelho diretamente em cima da cabeça de Jesus e aponta para dois homens dentro de um grupo conhecido como as “Almas Íntegras”, uma colecção de figuras que representam aqueles que privilegiaram passar a eternidade num estado de felicidade com Jesus como recompensa pelas suas ações na terra. Michelangelo retrata ambos estes homens como Judeus, um ato potencialmente blasfemo.  Esta figura fala a outro Judeu mais velho enquanto aponta para cima, indicando o unicidade de D’us. A outra figura usa um chapéu amarelo da vergonha; durante o século XIII, a Igreja ordenou os homens Judeus na Itália usar tais chapéus em público. Em frente às duas figuras, uma mulher, o cabelo dela recatadamente coberto, sussurra na orelha de uma mocidade nua antes dela. A juventude assemelha-se ao jovem tutor de Michelangelo, Pico della Mirandola que possuiu a maior biblioteca de Kabbalah no mundo e que ensinou ao jovem artista segredos do misticismo judaico que infundiu dentro dele um respeito duradouro pelo povo Judeu.

Concedendo aos judeus um lugar no céu com Jesus, no século XVI, Michelangelo tomou uma posição então blasfema num assunto que ainda provoca um debate aquecido entre os Cristãos no século XXI. A representação dele que concede claramente Favor Divino infringiu a doutrina oficial da Igreja que manteve que os judeus nunca podem esperar ter uma recompensa Divina.

Michelangelo definiu génio como “paciência eterna”. Neste ano, o 500º aniversário de Michelangelo que começa com o trabalho dele no teto da Capela Sistina, o seu “código” foi finalmente descoberto e dele pode ser vista a perspicácia, engenhosamente escondida no seu trabalho.

Artigo enviado por Samuel Levy, baseado no escrito original do Rabino Benjamin Blech na revista “World Jewish Digest”. Tradução e edição em português: Marco Moreyra

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