segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

JESUS CRISTO AEON


 
Dentro dessa estrutura básica entra a idéia de Jesus como Redentor dos abrigados na materialidade. Ele vem como um descendente do reino espiritual com uma mensagem de auto redenção.

O corpo de literatura gnóstica, que é mais amplo do que os textos de Nag Hammadi, apresenta vários pontos de vista desta figura Redentor.

O Cristo vem dos níveis mais elevados de seres intermediários (os chamados “aeons”, emanações da “Região da Luz”), não como alguém que veio se sacrificar na cruz para nos redimir dos pecados, mas como um revelador que veio sob a forma física de Jesus e para nos ensinar o caminho da gnose que nos faria relembrar o caminho de volta ao Pleroma.

Jesus desceu de um nível mais elevado para ser um catalisador, para inflamar a “gnosis” latente. Ele teria vindo para nos relembrar que dentro de cada um de nós estaria uma verdade esquecida.

Cristo teria feito parte de uma cadeia de iluminados, aeons: Set, Enoch, Nicoteo, Noé, Sem, Abrahão, Zoroastro, Buda etc. Todos eles teriam tido a missão de nos mostrar que as nossas percepções condicionadas pelas experiências distorcidas nesse cosmos físico criaram uma prisão da essência espiritual no homem (a “centelha”).

gnose.blogspot.com/2012/12/o-conhecimento-secreto-do-cristo-de-nag.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário