segunda-feira, 22 de abril de 2013

JESUS CRISTO TERIA SE CASADO COM MARIA MADALENA

Um manuscrito do século IV apresentado no X Congresso Internacional de Estudos Coptas, em Roma, na semana passada gerou polêmica. A renomada historiadora americana Karen L. King, professora da Escola de Teologia da Universidade de Harvard, mostrou um pedaço de papiro com oito fragmentos de frases, e a tradução de um deles se dá por “E Jesus disse a ele: minha mulher...”

“Certamente o fato de esta ser a primeira declaração inequívoca que temos indicando que Jesus teve uma esposa é de grande interesse”, declara Karen.

Karen não sabe ao certo a origem do papiro, apenas soube da existência do manuscrito em 2010, quando recebeu um e-mail de um colecionador particular pedindo que ela traduzisse as oito linhas de texto em copta. A professora decidiu, então, pedir ajuda a outros especialistas para saber se o documento era verdadeiro.

Outros estudiosos sugerem uma das discípulas de Jesus como a suposta esposa. “No passado, houve uma série de descobertas de textos de um período anterior, do século II, indicando que Jesus, não dizendo claramente, teria se casado ou tido alguma intimidade com Maria Madalena. São textos vindos de certos grupos, normalmente chamados de círculos cristãos gnósticos. Esses textos são conhecidos há muito tempo e a Igreja sempre conseguiu taxá-los de sectários, pois não refletiam os primórdios e as mais antigas tradições”, explica Serge Ruzim, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Globo News

Nenhum comentário:

Postar um comentário