quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BUDISMO THERAVADA DOUTRINA DOS ANCIÃOS

O Budismo Theravada significa "doutrina dos anciãos"  sendo os anciãos, os monges budistas sênior.  É às vezes chamado de "Budismo do Sul", é mais forte
no Sri Lanka, Camboja, Tailândia, Laos e Birmânia (Myanmar). 

Esta escola de budismo tem permanecido mais próximo dos ensinamentos originais do Buda, eles são vistos como ferramentas para ajudar as pessoas a compreender a verdade, e não como mérito próprio.

Muitas crenças oferece soluções para os problemas espirituais dos seres humanos. O Budismo não.  A base de todas as formas do Budismo é a utilização da pratica 
para despertar (ou iluminação), de dentro para fora. 

O Buda Siddhartha Gautama foi um homem que se tornou Buda, o Iluminado da mesma maneira que Buda Jesus. O único contato do discipulo com ele é através
de seus ensinamentos que apontam para o estado desperto. 

Cada um tem que trilhar o seu Caminho para alcançar a própria Iluminação.  Os ensinamentos de Buda mostram o caminho, a viagem é através de Si Mesmo.

Theravada Budismo enfatiza a realização da auto-libertação através de nós mesmos.  Meditação e concentração são elementos vitais do caminho para a iluminação. Do seguidor espera-se acumular tudo o que é bom para purificar a sua mente".

Quando um discipulo atinge a libertação, eles são chamados de "pessoa digna- um Arhat ou ArahatApesar da ênfase monástica, o Budismo Theravada recebe os leigos.

A maioria dos monges Theravada vive em comunidades monásticas. Alguns chegam com sete anos, outros ainda jovens, são recebidos em qualquer idade. Um novato é chamado de samanera e um monge completo é chamado de bikkhu.  A comunidade monástica como um todo é chamado sangha.

Monks (e freiras) comprometem-se a obediência da ordem monástica (Vinaya), que consistem de 227 regras.

Todos os que pratica o Budismo Thetravada, deve obedecer as cinco regras ou preceitos  Os cinco preceitos para realizar a regra de formação:

Abster-se de prejudicar os seres vivos 
Abster-se de que não é dado livremente
Abster-se de abusos sexuais
Abster-se de mentir, conversas fúteis, fofocas, discurso áspero
Abster-se de bebidas e das drogas 

Não é permitido aos monges e monjasTheravada comer ao meio-dia, nem lidar com dinheiro.

www.jesus-is-lord.com

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog! Pratico há 15 anos, e posso lhe garantir com a avalanche de coisas que ocorreram( e naturalmente, ainda ocorrem) teria me suicidado há anos, se não fosse encontrar um lugar dentro de mim onde estava sempre calmo e em paz.
    Abraços!
    Carlos Iafelice Junior
    http://www.facebook.com/iafelicejunior

    ResponderExcluir