sexta-feira, 1 de julho de 2016

CAPELA DE ROSSLYN


Entre os reinados de Jaime I e Jaime IV de Escócia, fundaram-se neste país mais de 37 Igrejas seculares que tiveram como propósito, estender e partilhar o conhecimento intelectual e espiritual … 

Entre elas, encontra-se a poucos kilómetros de Edimburgo, considerada a jóia da arquitectura escocesa que encerra no seu interior uma complexa e surpreendente simbologia: falo da capela de Rossslyn, conhecida também como Colegiada de Sº Mateus, cuja construção não foi concluída. 

Foi fundada por Guilherme Saint Clair no ano de 1446 …Segundo o relato de um dos seus descendentes, Andrew Saint Clair, o apelido pertence a um conjunto de Cavaleiros da Idade Média. Henry Saint Clair participou na batalha final que culminou na conquista de Jerusalém juntamente com outros nove cavaleiros que ostentavam o mesmo apelido, que lutaram na Batalha de Hastings graças à qual Guilherme o Conquistador tomaria o controle de Inglaterra …
 
O mais curioso é que este apelido, que tem a sua origem do latim Santus Clarus (Santa Claridade ou Luz Santa) foi adoptado pela família no século X.
 
Detalhes Arquitectónicos da Capela de Rosslyn
 
O edificio mostra uma curiosa assimetria tornando-o único. Seguindo uma antiga tradição, a Capela está orientada no sentido este-oeste, tal como se desloca o sol. A figura geométrica aplicada na Capela de Rosslyn predominante são os triângulos equiláteros.
No século XIX aconteceu uma escavação arqueológica que colocou a descoberto algo desconhecido, sendo que os desenhos e planos iniciais da Capela se haviam perdido, sabe-se agora que a planta da Capela de Rosslyn estava inicialmente elaborada para uma obra de dimensões muito maiores.
À construção que hoje podemos visitar, pode-se observar que falta o coro, tão largo quanto a nave central, que nunca foi construída.

O Pilar dos Aprendizes, chamado também Pilar dos Príncipes, é um elemento que mais chama à atenção. Trata-se de uma elaborada coluna em cuja base se encontram oito dragões. De suas bocas, saí vinho que ascende pelo Pilar seguindo o traçado em espiral.

Ao que parece, estes fabulosos animais estariam relacionados com a mitologia escandinava (a origem da família Saint Clair é Viking e normando). Os oito dragões de Neilfelheim estariam na base da árvore Ygdrasil, que marca o limite entre o céu, a terra e o inferno. Numa das suas raízes, encontrava-se a fonte Mimir que guardava toda a sabedoria e conhecimento do mundo. Para os Cristãos, pode ser entendida e interpretada como uma representação da árvore da vida. 
Sobre este Pilar existe uma frase em latim que corresponde ao livro de Esdras: "O vinho é forte, o rei é ainda mais forte, as mulheres são mais fortes, mas sobretudo, a Verdade é a mais forte de todos".
 
A quantidade de flores de liz feitas no Pilar leva a pensar que nele trabalharam canteiros de Estrasburgo. É dentro deste pilar que muitos curiosos do Templo acreditaram, estar escondido o Cálice da Última Ceia, assim como manuscritos resgatados pelos Templários depois do seu declínio. Pensavam também que aí se encontravam os evangelhos apócrifos. Contudo, em 1992 um descendente da família Saint Clair obteve autorização para estudar minuciosamente a Capela, utilizando para isso as técnicas mais modernas de radar. Os estudos realizados evidenciaram que o Pilar dos Aprendizes nada continha no seu interior.
 
Existe ainda uma outra inscrição, também em latim, que diz: "Por detrás deste Pilar encontra-se a cabeça de Deus". 
 
Pode-se ainda observar na Capela de Rosslyn, imensos símbolos, de antigos cultos, tais como estrelas de cinco pontas, cenas Bíblicas, também do Novo Testamento. Em muitas das pedras pode também ver-se a assinatura dos mestres canteiros que aí trabalharam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário