domingo, 5 de dezembro de 2010

ESTRELA DE BELÉM

Era muito importante que os três reis magos visitassem Jesus. Estes reis eram na realidade representantes espirituais da Terra e seres humanos com uma vasta cultura. É verdade que eles estavam levando presentes para Jesus. Todos sabem que seus presentes eram ouro, incenso e mirra.

E o local do nascimento de Jesus? Tanto Mateus como Lucas afirmam que foi em Belém, porém só em Mt 2 e Lc 2 existe essa afirmação de forma clara. Nem nas narrativas da infância, nem no resto do Novo Testamento essa afirmação volta a ser feita e mesmo em outras partes de Mateus e Lucas onde Jesus é simplesmente Jesus de Nazaré ou o Nazareno.

As opiniões dos especialistas quanto ao local real do nascimento de Jesus são divergentes. Alguns defendem ser Belém e apelam para a própria Escritura, como o faz Mateus; outros defendem ser Nazaré e aceitam ser Belém apenas o "lugar teológico" do nascimento do Messias, pela tradição usada pelos primeiros cristãos.

Os presentes dos magos em Mt 2,11 - ouro, incenso e mirra - representam para o evangelista as riquezas orientais. É possível que Mateus não visse aqui nenhum simbolismo especial na escolha de cada um deles.

Is 60 - 6 -diz a propósito do esplendor de Jerusalém, glorificada por Iaweh, que recebe as riquezas vindas das nações pelas mãos de seus reis e de seus povos:

"Uma horda de camelos te inundará os camelinhos de Madiã e Efa; todos virão de Sabá trazendo ouro e incenso proclamando os louvores de Iahweh"

Sl 72,10-11
"Os reis de Társis e das ilhas vão trazer-lhe ofertas. Os reis de Sabá e Seba vão pagar-lhe tributo; todos os reis se prostrarão diante dele,as nações todas o servirão".

Os presentes são, assim, também lidos à luz da Escritura por Mateus, embora indiretamente. Ouro de Ofir (algum ponto no sudoeste da Arábia), incenso e a mirra do Iêmen (Sabá, na Bíblia) Somália eram muito apreciados na época bíblica.

Os Evangelhos Apócrifos expandem muito a tradição sobre os magos.

O Proto-evangelho de Tiago, o mais antigo deles (ca. 150) diz em 21,1-4:Em Belém da Judéia houve uma confusão, porque vieram magos, dizendo: "Onde está o nascido rei dos Judeus? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".

Ouvindo isso, Herodes se perturbou e enviou ministros aos magos; mandou também chamar os sumos sacerdotes e os interrogou, dizendo: "Como está escrito a respeito do Cristo, onde deve ele nascer?" Eles responderam: "Em Belém da Judéia, porque assim está escrito". Depois ele os dispensou. Interrogou também os magos dizendo: "Que sinal vistes a respeito do rei que nasceu?" Os magos responderam: "Vimos uma estrela grandíssima brilhando entre essas estrelas e obscurecendo-as, tanto que as estrelas não apareciam mais. Foi assim que ficamos sabendo que tinha nascido um rei em Israel e viemos adorá-lo". "Ide e procurai", disse Herodes, "e se o encontrardes, fazei-me sabê-lo, para que também eu vá adorá-lo". Em seguida, os magos partiram.

E eis, a estrela que tinham visto no Oriente precedia-os até que chegaram à gruta, e parou em cima da gruta. Os magos, vendo o menino com Maria, sua mãe, tiraram presentes de suas sacolas: ouro, incenso e mirra. Tendo sido avisados por um anjo para não entrarem na Judéia, voltaram ao seu país por outro caminho.

http://www.cubbrasil.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário